17/12/2017

Star Wars – Os Últimos Jedi (Star Wars: Episode VIII - The Last Jedi - 2017)



                Star Wars está de volta para a sua entrega anual, naquele que é o segundo episódio desta nova trilogia, com grandes expetativas. Queremos saber os destinos das novas personagens apresentadas em “O Despertar da Força”, assim como voltar a ver Mark Hamill no papel que marcou a sua carreira.
                Rey, agora junto de Luke Skywalker, tenta treinar os seus recentemente descobertos poderes. Enquanto isso, a Resistência tenta sobreviver face ao implacável ataque da Primeira Ordem.
                “Os Últimos Jedi” é um misto de coisas. Tem coisas boas, coisas menos boas e coisas que simplesmente não fazem sentido. Vou tentar explicar o que é o que sem spoilar nada, para assim não estragar a experiência a quem ainda não o viu e o quer fazer. Como coisas boas temos as batalhas no espaço, o desenvolvimento de Rey e Kylo Ren e algumas cenas de ação. As menos boas foi a história de Finn, de DJ e Snoke.
                Rey tenta desenvolver os seus poderes e descobrir qual é o seu lugar em todo este conflito. Durante essa jornada, apercebe-se a divisão interior que assola Kylo Ren e tenta puxá-lo para o lado dos bons. Em relação a Luke Skywalker, ainda não me decidi completamente se sou a favor ou contra. Na sua grande maioria, toma decisões que, sinceramente, não me parecem corresponder de todo com a personagem e só lá para o fim é que tem uma participação mais ativa. E Snoke? Esteve numa escala crescente durante a maior parte do tempo para depois o final ser muito insatisfatório. Além disso, se a parte desempenhada por Finn fosse completamente retirada do filme nem se tinha notado a diferença.
                Com a súbita morte de Carrie Fisher, é natural que se tenha mais atenção à sua personagem e é com ela que acontece um dos momentos que me fazem mais confusão. Mas tem uma grande interpretação e, sabendo que nada foi alterado neste filme pelo seu falecimento, várias questões são levantadas para o próximo episódio.
                Temos cenas de grande valor espalhadas por todo o filme. Uma grande banda-sonora, batalhas espaciais de grande qualidade e outras cenas que não podem ser aqui explicadas com maior detalhe.
                O tom que o realizador Rian Johnson apresentou foi um pouco cómico a mais daquilo que estava à espera. Os trailers transmitiam uma ideia de uma história mais sombria e onde muito se ia alterar, porém os tons mais cómicos desviam a atenção de detalhes que não fazem sentido algum.
                Não me pareceu um Star Wars tão forte como o anterior mas, mesmo assim, é um bom filme de ficção-científica e esperemos que o próximo episódio seja em grande!


Sem comentários:

Enviar um comentário