02/08/2017

O Círculo (The Circle - 2017)



            “O Círculo” apresenta uma premissa interessante e que combina muito bem nos dias de hoje. Tem um bom elenco com Emma Watson, John Boyega e Tom Hanks, num papel de vilão (para variar um pouco as coisas, e os trailers até que foram razoáveis, por isso estaremos perante o próximo “Rede Social”?
            Mae encontra o seu emprego de sonho numa poderosa empresa tecnológica chamada Círculo. Porém as coisas não são o que parecem e os verdadeiros objetivos do Círculo vão colocar em perigo a família, amigos e a própria humanidade.
            O tema da privacidade, e a falta dela, é um assunto cada vez mais relevante nos dias de hoje, já que, agora, se partilha qualquer coisa das nossas vidas nas redes sociais. O modo como Mae é persuadida a partilhar cada vez mais da sua vida é feita de maneira muito subtil, até chegar ao ponto em que toda a gente consegue seguir todos os seus movimentos e interações. E, até a dada altura, pode pensar-se que isso não tem problema, só que não é bem assim, certo?
            E como é que é tudo tão aliciante? Porque é dito pelo pai da América, Tom Hanks. Pois, embora não seja um vilão típico, no fundo, quer viciar e controlar todo o mundo. E, embora John Boyega entre no filme e tenha um bom desempenho, tem muito pouco tempo de ecrã. E Emma Watson? Também faz um bom trabalho mas não consegue impressionar-nos.
            O grande problema desta produção é a falha na transmissão da sensação de que aquilo que está a acontecer é de facto importante. É tudo tratado de maneira muito superficial e sem que exista algo em jogo.
            A falta de exploração do tema central do filme faz com que “O Círculo” não seja, propriamente, o filme que se estava à espera.


Sem comentários:

Enviar um comentário