11/02/2017

Elementos Secretos (Hidden Figures - 2017)




            Desde o lançamento do trailer que este filme me pareceu interessante e que valeria a pena a ida ao cinema. As três nomeações para os Óscares e outros prémios, entretanto arrecadados, apenas serviram para confirmar que o novo filme de Theodore Melfi merecia ser visto no grande ecrã.
            Baseado numa história verdadeira (como muita coisa agora o é), “Elementos Secretos” é sobre um grupo de mulheres afro-americanas que trabalham na NASA e contribuíram de forma fundamental no programa espacial.
            Existem duas histórias para seguir. Temos toda a corrida espacial contra os russos, na tentativa de lançar a humanidade no espaço e, ao mesmo tempo, vemos a luta ainda muito acesa da comunidade afro-americana para se tentar destacar e deixar de ser discriminada. E ambas as histórias têm igual destaque.
            O trio de mulheres que acompanhamos, cada uma com a sua área de especialidade, é bastante interessante. Contamos com bastante diversidade e grandes interpretações. Octavia Spencer e o grupo de mulheres que supervisiona, responsáveis pelos cálculos que são feitos na NASA, lutam ao manter-se relevantes com a chegada do primeiro computador às instalações. Janelle Monáe quer ser a primeira mulher afro-americana a tornar-se uma engenheira e Taraji P. Henson tenta fazer-se provar com os seus conhecimentos matemáticos que é tão eficiente como qualquer homem branco. Acho que esta devia ter sido ser nomeada para o Óscar de melhor atriz secundária pois tem uma personagem com o maior desenvolvimento ao longo do filme em vez de Octavia Spencer, mas tal não significa que Spencer não tenha feito um bom papel. O elenco secundário também está muito bom, com um Kevin Costner com um desempenho que já não vejo há algum tempo e uma boa presença de Mahershala Ali.
            A história segue as batidas que já estamos habituados a ver neste tipo de filmes, cumprindo-a de forma competente, mas sem ser espetacular. E, em algumas situações, parece que estamos perante um documentário mas, mesmo assim, “Elementos secretos” é uma história que merece ser contada. Por isso, se gostaram daquilo que o trailer demonstra, muito provavelmente vão gostar do filme.


Sem comentários:

Enviar um comentário