26/07/2016

Lights Out – Terror na Escuridão (Lights Out - 2016)



                Baseado numa curta que pode ser vista no Youtube (aqui), a premissa de “Lights Out  - Terror na Escuridão” é simples e complexa ao mesmo tempo. Tem de transformar a premissa da curta num filme de hora e meia e, simultaneamente, manter a sua essência. Quem se aventurou foi o realizador da curta, David F. Sandberg, que se apresenta agora como realizador do filme e James Wan (“Saw”,”The Conjuring”) como produtor para dar uma mãozinha.
                Quando Rebecca saiu de casa, pensava que se tinha afastado da entidade que lhe causou tanto medo, mesmo sem ter a certeza se era real ou não. Mas, quando o seu irmão mais novo, Martin também começa a ser atormentado, Rebecca vai ter de enfrentar os seus medos.
                Se estão à espera de algo dentro do mesmo estilo de “The Conjuring”, podem ficar um pouco desapontados. Estes filmes de Wan são mais “dramáticos”, dão a sensação de uma escala maior e, por serem de época, também ajuda. Mesmo assim “Lights Out” é um filme que consegue pregar uns bons sustos e é de valor, tendo em conta que apenas têm uma cartada na manga. É que deve haver um número limitado de vezes que uma pessoa se consegue assustar com os vultos da escuridão.
                Com o desenrolar do filme, conhecemos cada vez mais quem é aquela que se esconde nas sombras. Os seus motivos são simples o suficiente para servir de justificação para que ela apareça, sem enveredarem em caminhos muito complexos. Sempre que o sol se põe - ou há alguma falta de luz – inicia-se a expectativa do que poderá acontecer. Este sentido de constante alerta só mostra que o filme cumpriu na tarefa de nos impressionar com a sua “criatura”. 
                O elenco não existe para apenas ser morto de maneiras macabras (como noutros filmes do género) mas sim culminando num propósito, com boas interpretações. Teresa Palmer é uma boa protagonista, que começa por estar mais preocupada em magoar a mãe por aquilo que lhe fez do que em ajudar o seu meio-irmão mas, com o passar do tempo, isso muda e começa a tentar ajudar os dois. O mais novo Gabriel Bateman deixa também uma boa impressão. Mesmo estando cheio de medo de toda a situação, decide não abandonar a sua mãe mas sim lutar contra a presença que os aterroriza.
                O bom filme de terror para este verão.


Sem comentários:

Enviar um comentário