02/06/2016

Angry Birds – O Filme (Angry Birds - 2016)



            Alguém estava seriamente à espera que este filme chegasse agora? Entendia-se se tivesse sido lançado a alguns anos, quando o jogo da Rovia estava no pico da sua popularidade e toda a gente o andava a jogar. Mas agora? O jogo já tem um sem número de versões e revisões e mais umas coisas pelo meio que, embora ainda seja um nome reconhecido, não é algo que se fale regularmente. Não quer dizer que o filme seja mau, apenas digo que já devia ter sido lançado.
            Na sua ilha de pássaros, Red tem sérios problemas de raiva, tornando a sua relação com os outros habitantes bastante complicada, tendo mesmo a sua casa numa zona afastada. Só que, quando os porcos aparecem na ilha, Red pode ser a sua única salvação.
            Afinal como é que iam adaptar este jogo? Já é difícil fazê-lo com jogos com uma história a sério… E então como o fazer quando a história consiste em atirar pássaros contra porcos e as suas construções? Então o que é que o filme decidiu fazer? Centrar-se mais na história de uma personagem e apenas mostrar a essência do jogo na parte final. Não é algo que me tenha interessado muito mas entendo a sua necessidade para criar um filme funcional.
            Porque é que Red não tem um nome normal como muitas das outras personagens? Pode não ser algo muito importante mas foi algo que me incomodou durante o filme. A comédia também não é grande coisa. As piadas são repetitivas e praticamente só tem piada para os mais novos - ao contrário dos filmes da Pixar, onde os momentos cómicos são desfrutados tanto pelas crianças como pelos adultos. É verdade que aqui temos algumas referências que os mais novos não vão entender, como uma alusão ao “The Shinning” e a “As Cinquenta Sombras de Grey”, mas isso não chega.
            A qualidade técnica do filme está com uma qualidade razoável, as cores vivas servem para ultrapassar um pouco as animações mais básicas. Vasco Palmeirim como a voz do protagonista serve para demonstrar a boa qualidade da dobragem para a língua de Camões.
            Uma animação razoável que podia ter sido melhor recebida se tivesse chegado uns anos mais cedo.


Sem comentários:

Enviar um comentário