26/02/2016

O Caso Spotlight (Spotlight - 2016)



                Muitos prémios já ganhou o filme e o elenco de “O Caso Spotlight”. Por isso, pode-se dizer que havia alguma expetativa quando fui ver o filme. Só que, infelizmente, essas expetativas não foram cumpridas, principalmente se tivermos em conta que estamos perante um sério candidato para levar o Óscar de melhor filme.
                Em 2001, os jornalistas da seção Spotlight do jornal Boston Globe leva a cabo uma investigação sobre o abuso de menores por parte dos padres. E aquilo que descobriram não era nada daquilo que estavam à espera.
                Para mim, o filme ficou-se pelo razoável. O tema em causa até é interessante e o modo como a investigação é feita consegue ser minimamente cativante. Só que não existe nenhuma sensação de urgência nem de perigo. Há muitas ameaças de que algo pode acontecer mas acabam por não se concretizar. Toda a sensação de urgência que temos deve-se em muito à banda-sonora e não aquilo que está de facto a acontecer. Onde o facto mais interessante é o “pequeno” pormenor de toda uma comunidade saber o que está a acontecer e mesmo assim ignorar e não fazer nada.
                O elenco está cheio de gente talentosa e que consegue grandes interpretações, só que desta vez não conseguiu brilhar. Michael Keaton, que parece ter feito o seu regresso, e Mark Ruffalo são aqueles que se conseguem destacar mais, mas não de modo brilhante. Rachael McAdams, Liev Schreiber, John Slattery e Brian d`Arcy James ficam-se apenas por desempenhos amenos e sem grande entusiasmo.
                Um filme que, na minha humilde opinião, não merece toda a atenção que está a ter, não passando de um filme razoável que provavelmente não vai ficar na memória durante muito tempo.


1 comentário: