16/01/2016

A Ponte de Espiões (Bridge of Spies - 2015)



                E chega-nos a entrega de Steven Spielberg de 2015. E, como não podia deixar de ser, é mais um grande filme, de novo numa colaboração com Tom Hanks. Mas será que ainda há espaço para o talentoso cineasta nos nossos cinemas?
                Em plena Guerra Fria, um advogado americano é recrutado para defender os direitos de um espião soviético. Depois disso vai ter de ajudar a CIA a facilitar uma troca desse mesmo espião, por um americano que está em mãos soviéticas.
                 Desta vez parece que tivemos direito a dois filmes, em vez de um. O primeiro é mais um drama de tribunal, onde temos o protagonista a tentar proteger a todo o custo o seu cliente, embora não tenha o apoio de ninguém. O segundo é uma viagem por Berlin onde temos uma troca de prisioneiros. Os dois são interessantes, mas não são nada de extraordinário. A história não puxa muito por quem está a ver e não há bem uma noção dos riscos caso tudo corra mal.
                É verdade que estamos perante um filme de Spielberg, só que a magia do realizador não se nota muito do filme. As prestações são de grande nível, Tom Hanks entrega sempre uma grande interpretação e Mark Rylance foi uma agradável surpresa.
                Por falar em surpresas, foi a quantidade de nomeações para os Óscares que o filme recebeu. Quando vi o filme em novembro não estava nada à espera que recebesse tantas nomeações, principalmente a de melhor filme. “A Ponte de Espiões” é um bom filme, só que acho que não merecia assim tanta atenção, principalmente para o prémio mais importante. Muito provavelmente não vai ganhar aí, mas mesmo assim a nomeação parece-me puxada.
                Mesmo assim é um bom thriller da Guerra Fria que vale a pena ver.


Sem comentários:

Enviar um comentário