24/10/2015

Crimson Peak - A Colina Vermelha (Crimson Peak - 2015)



Sou um grande fã dos filmes de Guillermo del Toro, tanto dos seus filmes em espanhol como os ingleses. Mas, enquanto os primeiros tem uma história mais focada, os segundos são mais virados para o entretenimento. Este "Crimson Peak" parece conjugar estes dois mundos. O que se pode ter a certeza é que vamos ter o visual caraterístico do realizador.
A aspirante a escritora Edith vê-se seduzida pelo misterioso Thomas Sharpe, decide casar-se com ele e ir morar para a sua grande mansão com a sua irmã. Mas depressa Edith vai-se aperceber que algo de muito estranho se passa em Crimson Peak.
O maior problema do filme é o modo como anda a ser anunciado. De modo a aproveitar o Halloween, oS trailers têm dado a entender que vamos ver um filme de terror com fantasmas quando, na verdade, está mais próximo de um romance gótico, com uns fantasmas à mistura. O que é uma pena, mas não quer dizer que o filme esteja condenado.
O visual e arte de del Toro voltam a manifestar-se em grande, principalmente na casa principal. Desde a argila a escorrer pelas paredes até ao grande buraco no teto, parece que estamos perante um organismo vivo, onde se passou muita história e que nos pode engolir inteiros. O problema são os poucos fantasmas que aparecem são GCI, o que é um passo atrás para o realizador, que consuma fazer sempre coisas fantásticas com maquilhagem.
Em termos de interpretações, também estamos bem servidos. Mia Wasikowska, interpreta a impressionável Edith, que tem ambições de ser escritora e que consegue ver fantasmas, consegue um bom desempenho. Os misteriosos irmãos Sharpe, interpretados por Jessica Chastain e Tom Hiddleston, também são uma mais-valia para o filme. Enquanto Lucille Sharpe tem sempre uma atitude fria e mais calculista, Thomas Sharpe vai ao longo do filme mudando as suas convicções, mas não de uma maneira muito abrupta.
Há algumas cenas de terror? Há e até não estão mal conseguidas. Só que, como já disse, o filme tem muito romance. Não de maneira lamechas, como se poderia estar à espera, no entanto pode afastar quem quer ver um filme de puro terror.
Este é um filme que queria ter gostado mais. Fico à espera que o realizador mexicano nos traga, brevemente, um grande filme.


Sem comentários:

Enviar um comentário