13/08/2015

Missão Impossível – Nação Secreta (Mission: Impossible - Rogue Nation - 2015)



                O franchise “Missão Impossível” é daqueles poucos em que a qualidade não diminui a cada novo filme. Muito se deve ao facto de cada filme ter a sua própria história e de Tom Cruise arranjar mais maneiras de se meter em situações arriscadas, e se em “Missão Impossível: Missão Fantasma”, ele já estava a escalar Burj Khalifa, o que pode ser mais impressionante?
                Ethan Hunt e a sua equipa têm de enfrentar o Sindicato, uma organização formada por ex-agentes especiais, que tem como objetivo destruir o IMF.
                Vou começar por aquilo que não gostei do filme. A dada altura tenta-nos fazer querer que Hunt não está muito bem da cabeça e que o Sindicato é uma invenção dele, uma justificação para continuar a fazer de herói. Mas, esta vertente nunca é verdadeiramente explorada, porque quem está a ver a ver sabe perfeitamente que a organização existe, por isso essas partes não criam tanto impacto.
                Tirando esse detalhe, “Nação Secreta” é um grande filme de ação. Tem algumas cenas muito bem conseguidas, como Hunt pendurado de lado num avião, uma perseguição a alta velocidade e um mergulho num grande “tanque”.
                Tom Cruise volta a provar que está em grande forma, tanto nas situações mais físicas como nas em que tem que demonstrar que sabe de facto atuar. Simon Pegg, que volta a trazer os risos e o desenrasque informático, e Rebecca Ferguson, uma versão feminina de Ethan Hunt, partilham o protagonismo com Cruise e conseguem fazer-se valer no ecrã. Jeremy Renner e Ving Rhames foram deixados um pouco para trás, não tendo uma participação muito ativa no filme. Alec Baldwin interpreta uma personagem interessante como o diretor da CIA, e Sean Harris consegue ser um digno antagonista. 
                O realizador Christopher McQuarrie conseguiu criar um enredo interessante e envolvente, ao nos meter mais na psique de Hunt, que nos conseguem prender do início ao fim.
                “Missão Impossível – Nação Secreta” é um grande filme de ação para ver, num verão onde saíram tão poucos de qualidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário