30/04/2015

Vingadores – A Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron - 2015)



                Joss Whedon pega pela segunda e última vez na equipa de super-heróis, e as expetativas estão mais altas do que nunca. Muito pelo sucesso que os filmes da Marvel têm tido, como pela forte publicidade ao filme (talvez até mesmo demais). Este é o filme onde todas as histórias e heróis vêm dar, e é preciso um grande filme para conseguir juntar tanta gente.
                Quando Tony Stark decide criar uma inteligência artificial, para proteger a Terra, o que vai criar é na verdade o pior inimigo da humanidade e dos Vingadores, Ultron.
                Vamos começar pelos pontos negativos. O problema de termos tantos protagonistas num filme faz com que o seu desenvolvimento não seja muito grande. E se tivermos em conta que o número de personagens ainda aumentou, o caso piorou um pouco, os dois novatos (os gémeos Wanda e Pietro Maximoff) foram deixados um pouco para trás. É verdade que sabemos um pouco do seu passado e motivações, mas não estão muito tempo no ecrã e aqueles sotaques não combinam muito bem. O romance entre Bruce Banner e Natasha Romanoff apareceu do nada e não parece trazer nenhum benefício para o filme.
                Mas, se tirarmos isso, este “A Era de Ultron” é um grande filme de ação. E muito disso deve-se à introdução do novo vilão. Ultron tem muitas das caraterísticas do seu criador (Tony Stark), como o tom sarcástico e humor, mas acrescenta ainda alguma ingenuidade e vontade de aniquilar toda a humanidade. Isto tudo trazido pela grande voz de James Spader, que cria assim um dos melhores vilões da Marvel (algo que eles estavam a precisar desesperadamente).
                Finalmente conseguimos saber mais sobre Clint Barton, a sua vida e o seu papel na equipa. Por outro lado, Bruce Banner só lá está para dizer sim a toda a gente e tentar controlar o bicho verde dentro dele.
                Em termos de ação o filme não desaponta, com grandes cenas onde todos os heróis estão a trabalhar em equipa para distribuir grandes doses de murros, setas e raios. Com a batalha final a conseguir superar a do primeiro filme, o que é dizer muito!
                Se em algumas cenas existe muita explicação, noutras é bastante escassa. Não sabemos bem como funcionam os poderes de Ultron, o funcionamento do bastão de Loki e as visões de Thor. O tom do filme é também mais sério, mas sem chegar a ser sombrio, com Whedon a conseguir meter ainda umas boas doses de humor. Também foram plantadas as sementes para a próxima fornada de filmes, agora falta ver se tudo vai correr bem.
                Não vai ser este filme a converter quem não gosta deste tipo de filmes (principalmente tendo em conta que é preciso alguma bagagem para o entender) e pode não ter a magia de ver a equipa junta pela primeira vez, mas mesmo assim “Vingadores – A Era de Ultron” é um grande filme de super-heróis.
                 


1 comentário:

  1. Este é um dos melhores blockbusters do ano e recomendo vivamente este filme, oferece excelentes efeitos e um dos melhores vilões do cinema dos últimos tempos.
    5*
    Lê a análise completa a "Vingadores: A Era de Ultron" em http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2015/06/vingadores-era-de-ultron.html

    ResponderEliminar