08/02/2015

Whiplash – Nos Limites (Whiplash - 2015)



                Nomeado para cinco estatuetas douradas (incluindo a de melhor filme), “Whiplash” parece ganhar cada vez mais fãs, principalmente pela prestação de J.K. Simmons. Não acredito que esteja verdadeiramente na corrida para ganhar o grande prémio mas é, sem dúvida, um filme com destaque.
                Andrew é um jovem baterista que estuda num conservatório e que tem sonhos de grandeza e muito sucesso. Quando o seu potencial desperta o interesse do instrutor Fletcher, Andrew pode estar a caminho do desespero.
                E, de facto, Simmons consegue uma grande interpretação numa personagem implacável, que tenta a todo o custo despertar o potencial de quem ache que tem talento. Das poucas coisas que se pode argumentar contra a sua prestação é que só sabemos mais sobre ela lá para a reta final; o resto é basicamente ele a berrar com toda a gente. Mas, a prestação de Miles Teller também não foi nada de se deitar fora. A sua interpretação de uma personagem que acredita que está destinada a algo melhor e que se desliga de tudo que não tenha a ver com a bateria está muito bem retratada.
                Claro que, para poder verdadeiramente apreciar o filme, é preciso gostar nem que seja um pouco de jazz. Boa parte da banda sonora do filme - e é considerável -, está dentro deste género.
                O filme também tem uma montagem muito boa. Com as cenas mais intensas bem intercaladas com aquelas mais dramáticas. Ver o percurso pelo qual esta jovem promessa passa é algo que consegue motivar os espetadores. E motivação para saber o que acontece com o protagonista é um grande ponto positivo.
                Um filme intenso com boas músicas e grandes interpretações.


1 comentário:

  1. O Miles também deveria ter sido nomeado ao Oscar, tenho dito. :)
    "Whiplash - Nos Limites" é um filme que me agradou bastante e recomendo que o vejam e a realização, o argumento e o elenco desta película cativaram-me.
    "Whiplash - Nos Limites" demonstra que para sermos os melhores em algo que amamos temos de nos esforçar, temos de nos pressionar e temos de ir ao limite e é bem representado no filme.
    4*
    Está convidado(a) a ler a análise completa em: http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2015/03/whiplash-nos-limites.html
    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar