26/02/2015

A Ascensão de Júpiter (Jupiter Ascending - 2015)



                A missão dos irmãos Wachowski vai ser sempre ingrata, já que todos os seus filmes vão ser comparados à saga “Matrix”, e embora tenha gostado bastante de “Cloud Atlas”, este “A Ascensão de Júpiter” não é o melhor que o duo consegue fazer.
                Júpiter ganha a vida a limpar as casas-de-banho, mas quando descobre que é a legítima dona do planeta Terra, a sua vida vai mudar completamente.
                O grande problema deste filme via-se logo no trailer. A história iria ser muito básica e muito dentro do que estamos acostumados neste género. Claro que, baseando isto apenas num trailer é injusto, mas depois no filme aconteceu isso mesmo. É pena ter sido criado um universo que parecia bastante rico, para depois usar os mesmos truques do costume. Até as duas cenas mais tensas no final são praticamente iguais. A história deste universo, como a política e a religião, teria muito mais interesse se fosse explorada numa série, ou uma saga de filmes.
                Se tirarmos esse “pequeno” detalhe, “A Ascensão de Júpiter” é um filme que se vê bastante bem. Os efeitos especiais são de grande qualidade e valem sem dúvida a pena. Claro que temos 3D, que tem alguns momentos interessantes, mas que não acrescenta nada de especial ao filme.
                Em termos de interpretações, Mila Kunis deixa um pouco a desejar, não acrescenta nada ao filme e a sua personagem apenas está lá para ser constantemente salva e pouco mais. Já Channing Tatum consegue um bom desempenho, como um alienígena que é uma mistela de pessoa com lobo, que tem como função proteger a protagonista. E nas cenas de ação não desilude, tal como já fez em outros filmes, já para não falar daquelas botas anti gravidade que são um máximo. O vilão de Eddie Redmayne é incrivelmente mal aproveitado, tinha o potencial para ser um grande adversário, mas o argumento não lhe dá margem de manobra.
                Um filme de ficção-científica que até se vê bem, mas que sendo de quem é se esperava mais. Bom entretenimento para quando não quisermos pensar muito.

P.S.: Spoiler alert: por incrível que pareça Sean Bean consegue chegar até ao fim vivo!


1 comentário:

  1. Ascensão de Júpiter: 5*

    "Ascensão de Júpiter" tem excelentes efeitos visuais e sonoros, o que me cativou e me fez imergir no filme.
    "Jupiter Ascending" tem também um argumento cuidado, apesar de a sua parte final ser algo atabalhoada.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.
    PS, eu pensei nisso sobre o Sean. :v

    ResponderEliminar