24/01/2015

Sniper Americano (American Sniper - 2015)



                “Sniper Americano”, que conta a história de Chris Kyle, considerado o atirador mais mortífero dos EUA. Seis nomeações para os Óscares, incluindo para melhor filme e melhor ator. Honestamente, parecia-me o concorrente mais fraco para ganhar qualquer coisa, com Bradley Cooper a ocupar o lugar de outros que mereciam mais. Tenho a felicidade de afirmar, que só estava parcialmente errado
                O realizador Clint Eastwood volta a provar que é um realizador a ter em conta. Não é o seu melhor filme – aliás, como filme biográfico passa o razoável – mas, como um filme militar e de recrutamento, até consegue ser bem-sucedido.
                O maior problema em relação a “Sniper Americano” é que, sendo uma película de caráter biográfico, não apresenta nada de novo sobre Chris Kyle. No início, sabemos que Kyle era um grande atirador e, no fim, continuamos a saber exatamente a mesma coisa. A exploração da intimidade familiar e forma de pensar do protagonista é abordado muito ao de leve.
                Não que isto seja culpa de Bradley Cooper, já que o ator consegue aqui uma das suas melhores interpretações até agora. Este não é um papel no qual se está habituado a ver o ator no entanto, Cooper consegue surpreender. Não que ache que mereça ser considerada uma das melhores do ano, mas, ao menos, agora, já não me sinto tão mal pela sua nomeação.
                As cenas de ação carecem de impacto e de mais ação propriamente dita. Faltam mais cenas como atirador. Faltam cenas diversificadas. Faltam cenas de tensão e suspense. Todas estas são muito raras e enriqueceriam muito mais a realização.
                E nomeado para melhor filme? Por favor! Não que seja um mau filme porém parece mais uma propaganda e não um filme militar intenso que mereceria um prémio como um dos melhores do ano.
                A falta de desenvolvimento do protagonista e das cenas de ação prejudicam o que podia ter sido um grande filme.


1 comentário:

  1. "Sniper Americano" é um filme bastante interessante e apesar de ser algo monótono não se torna aborrecido, o que é bom. O tom de monotonia dá-lhe mais suspense, drama e algum realismo.
    Análise integral em: http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2015/02/sniper-americano.html
    4*

    ResponderEliminar