21/01/2015

Blackhat - Ameaça na Rede (Blackhat - 2015)





                Com o ataque informático à Sony ainda na cabeça de toda a gente, o lançamento de um filme sobre hackers parece mais apropriado do que nunca.
                Nick Hathway é um recluso/ex-hacker talentoso que, se descobrir o responsável por um ataque informático aos EUA e à China, ganha a sua liberdade.
                Aos meus olhos, a China invade cada vez mais as produções de Hollywood. Ganhando cada vez mais relevante em termos de bilheteira, a sua presença nos filmes tem sido cada vez maior. Grande parte do filme passa-se neste país asiático o que, para além de várias falas que deveriam legenda, não é assim tão importante.
                O casting também foi um grande tiro ao lado. Por muito que goste de Chris Hemsworth, de certeza que existem atores mais habilitados para desempenhar um hacker do que alguém que tem a aparência e constituição de um deus nórdico. E para alguém que devia passar a maior parte do tempo no computador, tem uma incrível participação nas cenas de ação. Este não é, definitivamente, um bom filme para representar o ator... E Viola Davis? Oh meu Deus! Que desgraça! O único que ainda se salva é Leehom Wang.
                Para um filme que envolve um tema cada vez mais pertinente nos nossos dias - o cibercrime -, é impressionante como este tema não é muito aprofundado. É verdade que temos o vilão que fez asneira e que tem de ser castigado, mas nunca é falado se estes tipos de ações (hacking), mesmo que sejam em pequena escala são justificáveis.
                As cenas de ação são muito semelhantes aquelas que o realizador Michael Mann fez em filmes anteriores (como “Miami Vice”), o que não é propriamente um bom sinal. Planos muito focados nas caras das personagens e câmara a tremer não são muito agradáveis de ver durante mais de duas horas. Já para não falar do forçado enredo romântico.
                Um filme que se pode dispensar bem. É pena é não ter sido melhor executado pois tinha imenso potencial.


Sem comentários:

Enviar um comentário