12/09/2014

O Reflexo do Medo (As Above, So Below - 2014)



                Eu já estou farto de filmes de found footage, sim já entendemos que tudo o que vamos ver de seguida “aconteceu mesmo”, mas o efeito dessa afirmação já perdeu o seu poder e parece uma conveniente desculpa para a câmara andar sempre a tremer. 
                A busca pela pedra filosofal é o motivo para um pequeno grupo descer até às catacumbas que passam por baixo das ruas de Paris. Para sair vão ter de enfrentar os seus medos. 
                Já vi a minha cota parte de filmes de terror, e não foram poucas as vezes em que achei os protagonistas bastantes parvos, mas esta foi das raras vezes em que estava na esperança que a protagonista não chegasse viva até ao fim. É uma personagem que faz tudo para conseguir acabar o sonho do seu pai, e enquanto alguns possam dizer que isso é comovente ou se trata de perseverança, a partir do momento em que deixa os seus amigos numa prisão não me caiu muito bem.  
                Em termos de sustos e coisas do género não temos muito, baseando-se mais num horror psicológico, afinal de contas estamos em catacumbas com os ossos de 6 milhões de pessoas. O que não é mau de todo, mas podia não ter recorrido tanto a clichés do género. O argumento até tem interesse e até se pode aprender umas coisas sobre alquimia, mas não causa muito impacto. 
                Em termos de elenco temos o que já estamos acostumados neste tipo de filmes, ou seja, o protagonista faz um trabalho minimamente decente, e o resto está lá basicamente para morrer. 
                Um filme de terror que tinha potencial para mais.



Sem comentários:

Enviar um comentário