23/09/2014

Maniac (2013)



                Quando nos deparamos com um filme assim intitulado, já estamos mais ou menos à espera do que vai acontecer - “mete um maluquinho com vários problemas que gosta de matar”. Bem, é precisamente isso que “Maniac” é.
                Frank é o dono de uma loja de manequins que tem uma pequena peculiaridade: gosta de matar mulheres e de lhes arrancar o escalpe. E, no meio disto, Frank ganha uma obsessão por uma artista que está interessada em utilizar os seus manequins numa exposição.
                De um ponto de vista técnico, fiquei bastante surpreendido pelo modo como vemos o filme. É tudo visto através dos olhos do protagonista e apenas o vemos quando ele se vê ao espelho. Gostei bastante desta escolha, pois, além de diferente, permite ver tudo aquilo que Frank vê, real ou não.
                Na verdade, em termos de argumento, não temos nada de novo, apenas o modo de apresentação serve para disfarçar esse facto. É apenas um homem que ficou traumatizado pelas várias relações da mãe e que agora persegue jovens mulheres.
                Elijah Wood ficou perfeito neste papel e, sinceramente, com aquela barba, parece um violador. Mas a interpretação está a um bom nível, embora isto seja praticamente um espetáculo só de um homem, com quase inexistente elenco a não fazer um muito bom trabalho.
                A realização também está a um bom nível mas a maneira como ele mata as raparigas parece a coisa mais fácil do mundo, mesmo para um homem daquele tamanho.
                Um terror interessante um pouco diferente dos outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário