03/07/2014

Paixões Unidas (United Passions - 2014)



                Quando temos logo aquela mensagem inicial que nos diz que, embora o filme seja baseado em factos reais, algumas personagens e caraterizações não aconteceram, o interesse passa logo para metade. É verdade que, sendo um filme, nunca iria ser 100% fidedigno, mas este lembrete inicial é apenas o início de quase duas horas de desgraça. 
                Aqui vamos percorrer a história da FIFA. Desde a fundação e os sonhos dos seus membros fundadores, até ao mundial de futebol de 2002. 
                O grande problema deste filme? A grande fragmentação de toda a história. É verdade que apresentar 100 anos de história num filme é sempre um trabalho ingrato, mas mesmo assim quando as luzes voltam a acender fica-se quase a saber o mesmo do que quando se entrou. E, como estamos a falar duma marca ainda muita ativa e poder, quando se fala mal nunca se desenvolve muito e ficamos sempre sem respostas. 
                Mas, se fosse só a história o problema até nem se estava muito mal, só que a realizaram e o elenco também deixam muito a desejar. Nota-se que não houve muito cuidado com a filmagem, nem com o tratamento do som, com situações que não seriam de esperar num filme destes. 
                No elenco temos direito a Tim Roth, Sam Neill e Gérard Depardieu, e cada um é pior que o outro. As suas interpretações não conseguem convencer e as suas personagens são pouco desenvolvidas, os atores já apresentaram melhores trabalhos, e o fraco argumento também não os ajudou. 
                Um filme que o futebol não merecia e que parece que só levará as pessoas ao cinema por causo do mundial que está a decorrer.


Sem comentários:

Enviar um comentário