14/02/2014

Her – Uma História de Amor (Her - 2014)



                Nada como ir no dia dos namorados ver um filme romântico com 5 nomeações para os Óscares, incluindo para melhor filme e melhor argumento original. E, de facto Spike Jonze consegue aqui um filme original. 
                Theodore é um escritor solitário que se está a divorciar da sua mulher. Porém, quando sai um sistema operativo com uma personalidade própria, Theodore vai desenvolver uma relação com esta nova tecnologia. 
                A estrutura em si é bastante semelhante com os tradicionais filmes do género, mas a grande diferença é que metade do casal é um sistema operativo. E é no modo de como este casal se relaciona que é a grande vantagem do filme. O final foi uma surpresa agradável, embora pudesse ter sido melhor explicado. 
                Temos problemas novos, como o facto de Samantha (o sistema operativo) de não ter um corpo, e os problemas habituais, como os ciúmes. Samantha vai desenvolvendo a sua personalidade ao longo do filme, parecendo que estamos mesmo perante uma pessoa. Talvez o maior problema é a voz desta personagem ser interpretada por uma atriz conhecida, neste caso Scarlett Johansson, o que faz com que sempre que Samantha fale me lembre automaticamente da atriz. Não que esta não faça um papel competente, muito pelo contrário, mas devido ao problema apresentado anteriormente, muita da magia perdeu-se. 
                Joaquin Phoenix também faz um grande trabalho, um dos melhores do ator que vi até agora. Um homem sensível que começa uma relação que não é vista de maneira normal pela sociedade, e que quando as coisas começam a ficar sérias começa a criar problemas. Uma nota positiva para o papel secundário interpretado por Amy Adams. 
                É um filme romântico, dramático e com uns toques de comédia. Não que seja perfeito, tem vários momentos parados que são aborrecidos e outros que conseguem ser desconfortáveis. 
                Um filme comovente e que vale a pena ver.


Sem comentários:

Enviar um comentário