07/02/2014

Filomena (Philomena - 2014)



                “Filomena” chega aos nossos cinemas com 4 nomeações para os Óscares, inclusive para as categorias de melhor filme e melhor atriz, por isso é justo esperar algo minimamente decente. Temos também Judi Dench e Steve Coogan. 
                Filomena teve um filho na adolescência e foi obrigada a dá-lo para a adoção. Agora, no dia em que o seu filho faria 50 anos, Filomena decide descobrir o que lhe aconteceu, e para o conseguir vai ter a ajuda de Martin, um grande jornalista que está a passar um mau bocado. 
                Aqui temos um filme em que mostra uma coisa pouco frequente no cinema de hoje, jornalismo de investigação. Não que não tenhamos drama, afinal é um filme nomeado para melhor filme (já te tirando “O Lobo de Wall Street” todos os filmes são mais para o dramático), mas não é nada muito “pesado”. E temos até comédia, nada de muito direto e de fazer rir à gargalhada, mas são as pequenas subtilezas nos diálogos entre os dois protagonistas que nos conseguem por um sorriso na cara. 
                Dench consegue fazer aqui mais um grande papel, com uma personagem que facilmente não faz lembrar a nossa avó. Uma interpretação simples e ao mesmo tempo profunda. Coogan faz igualmente um bom trabalho, mas sempre mais como meio para que Dench consiga brilhar. 
                O argumento, baseado em factos verídicos, está bem construído e é interessante. Temos aqui a Igreja Católica a fazer de má da fita, que faz de tudo para que esta mãe não encontre o seu filho. 
                É um bom filme, que certamente merece o seu lugar na noite dos prémios.


Sem comentários:

Enviar um comentário