07/01/2014

12 Anos Escravo (12 Years a Slave - 2014)



                Steve McQueen consegue fazer filmes intensos, temos “Fome” e “Vergonha” para provar isso. Por isso, quando o realizador inglês decide fazer um filme sobre a escravatura nos EUA sabemos que vem algo capaz de provocar fortes reações. Isto sem contar com o grande elenco, como nomes como Chiwetel Ejiofor, Brad Pitt, Benedict Cumberbatch e Michael Fassbender. 
                Solomon Northup é um afro-americano livre que vive em Nova Iorque em 1841. Mas, quando é raptada e vendido como escravo, Solomon vai ter de fazer tudo para conseguir sobreviver, até ter de fazer coisas que nunca imaginou que faria. 
                O filme é incrível, McQueen consegue de novo fazer um grande trabalho. Tendo isso como ponto de partida houve uma coisa que não se nota bem no filme, a passagem do tempo. O filme não nos diz diretamente que o tempo está a passar, tem uma pista aqui e acolá, mas apenas sabemos que passaram 12 anos pelo título e pela parte final. 
                Muito daquilo que o filme é deve-se ao grande trabalho dos atores. Se não fosse pela grande prestação do protagonista, Chiwetel Ejiofor, o filme não teria o impacto que teria. O seu desempenho consegue ser tocante e dramático nas doses certas. Os dois donos de plantação, Benedict Cumberbatch e Michael Fassbender, o mais compreensivo e o do piorio respetivamente, e os seus confrontos com o protagonista criam os melhores momentos do filme. Temos também uma pequena participação de Brad Pitt e Paul Giamatti. 
                Em termos de realização só temos coisas boas. Todo o ambiente e cenários do sul dos EUA têm um grande nível de construção. Tenho apenas a apontar que a banda-sonora em algumas situações quer dar um ar mais dramático do que aquilo que está de facto a acontecer. 
                Um grande filme do realizar e uma grande prestação do protagonista. De certeza que deve ganhar alguma das 7 nomeações que teve para os Globos de Ouro, e nos Óscares deve ter a sua quota de nomeações (e deve ganhar alguns).



Sem comentários:

Enviar um comentário