02/12/2013

Parkland (2013)



                Este ano foram os 50 anos desde o assassinato do presidente norte-americano John f. Kennedy. E é esse o assunto com que Peter Landesman decide trabalhar no seu primeiro trabalho como realizador. Mas, será que um tema que já foi tantas vezes debatido nos consegue surpreender? 
                Aqui temos representado o dia do trágico homicídio e o que se passou nos dias seguintes. Principalmente o que se passou no hospital Parkland, onde o presidente acabou por falecer, e para onde Lee Harvey Oswald foi depois de ter sido baleado. 
                Ao tentar ter quase todos os envolvidos no acontecimento (agentes do FBI, dos serviços secretos, médicos, enfermeiros, familiares do atirador e mais uns quantos) temos demasiadas personagens, o que não beneficia de todo o filme. Não que os atores tenham uma má interpretação, o problema é que não têm tempo para aprofundar as suas personagens. 
                O que o filme consegue transmitir bem é o sentimento de pesar de todos os envolvidos. Toda a gente foi apanhada desprevenida e a forma como isso abalou toda a gente nota-se bem. O grande problema do filme é a sua relevância. Com todos os documentários, livros e tudo e mais alguma coisa lançados sobre este assunto, o filme não nos apresenta nada de novo. Não tem um género bem definido e em muitas situações parece que estamos a ver uma extensa reportagem televisiva. 
                Não sendo um mau filme consegue ser um bom primeiro esforço para Peter Landesman.


Sem comentários:

Enviar um comentário