28/12/2013

O Passado (Le passé - 2013)



                “O Passado” é o novo filme de Asghar Farhadi, realizador de “Uma Separação”. Havia altas expectativas mas, no fim, acabamos com um filme incrivelmente depressivo para este final de ano. 
                Ahmad volta de Teerão para Paris, após 4 anos de ausência, para se divorciar da sua mulher. Mas, o que devia ser uma rápida e relativamente fácil visita, transforma-se em algo muito diferente. Com Ahmad a ter que ajudar as filhas, da sua futura ex, a se entenderem com o novo relacionamento da mãe. 
                Estejam preparados para um filme intenso e que vai mergulhar nos mais profundos segredos desta família. Embora a narrativa até tenha o seu interesse, o seu tom é muito depressivo. A juntar a isso temos uma demasia desfragmentação, em que estamos sempre a passar de personagem para personagem. 
                Em termos de interpretações, a coisa até correu bem, com Ahmad, interpretado por Ali Mosaffa, e Lucie, interpretada por Pauline Burlet, a encarnarem bem as suas personagens. Bérénice Bejo apresenta uma personagem demasiado histérica para o meu gosto. 
                É verdade que, no fundo, temos um mistério por desvendar mas isso pouco interesse tem, apenas serve como desculpa para entrarmos mais fundo na psicologia de cada membro desta família. 
                O iraniano Asghar Farhadi tem uma realização segura contudo, à semelhança com o seu anterior projeto, faz com que “O Passado” peque no departamento da originalidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário