21/12/2013

Casablanca (1945)



                Ainda não tinha visto este clássico de 1942, o que mostra que esta iniciativa de voltar a repor clássicos do cinema de novo no grande ecrã é uma grande ideia. E este é sem dúvida um filme que merece ser visto, e mesmo hoje continua a ser pertinente. 
                Estamos em Casablanca África, nos anos iniciais da Segunda Guerra Mundial. Rick é um expatriado americano dono de um café, que quando vê uma antiga amante a entrar no café vai ver a sua vida dar uma grande volta. 
                O filme mesmo nos dias de hoje consegue ser relevante. O que tinha piada quando foi lançado continua a ter piada agora. O que mais surpreende é que não estamos à espera de quando estes momentos vão acontecer, podemos estar mergulhados num intenso diálogo e de repente boom. Mas um pequeno aviso, os diálogos, que são excelentes, sofreram um sério corte durante a tradução. As legendas apenas mostram um resumo daquilo que as personagens estão a dizer, e para mim, muito do poder do filme perde-se. 
                E os atores aqui também fazem um grande trabalho. Humphrey Bogart, que até à altura estava mais habituado a papéis em filmes de ação, conseguiu uma grande interpretação num dos seus primeiro trabalhos mais românticos. E, mesmo que Ingrid Bergman faça um bom trabalho, para mim a melhor interpretação vai para Claude Rains, que faz de Capitão Louis Renault, apresentando uma personagem sarcástica, divertida e implacável. 
                A fotografia também está de louvar. Mesmo para os padrões de hoje é algo que se aguenta bem. 
                Um grande filme que merece ser visto e/ou revisto. E que mais clássicos passem pelas salas de cinema.


Sem comentários:

Enviar um comentário