07/10/2013

O Mordomo (The Butler - 2013)



                O motivo para tanto alarido em volta da última obra de Lee Daniels? Principalmente porque tem no elenco Oprah Winfrey (que nem é a protagonista) e pelo facto de o departamento musical ter ficado a cargo de Rodrigo Leão. 
                Cecil Gaines foi o mordomo da Casa Branca durante a presidência de oito presidentes. Tempo esse em que os direitos dos negros eram discutidos e quando despoletou a guerra do Vietnam. 
                Aviso desde já que fiquei um pouco desiludido com o filme. Basicamente pelo problema comum a todos os filmes biográficos, ao tentar cobrir uma grande quantidade de anos, o filme fica muito longo e o tratamento das personagens, mesmo do protagonista, é superficial. E “O Mordomo” não foge à regra. Embora a vida de Cecil Gaines seja condensada desde os anos 20 até à atualidade, parece que não sabemos muito da personagem. 
                Não que Forest Whitaker faça uma má prestação, muito pelo contrário, mas quando o comparamos com a prestação de Daniel Day-Lewis (“Lincoln”) ou com Meryl Streep (“A Dama de Ferro”) nota-se que não está ao mesmo nível. Já para não falar de Oprah que aqui faz aqui apenas um trabalho competente. Mas temos um elenco secundário enorme, com grandes nomes como Robin Williams, David Banner e Alan Rickman. 
                Em termos técnicos, ficamos também com uma entrega moderada. A transição entre as várias épocas está bem executada, com os momentos históricos mais importantes a ser ditos ou pela televisão ou pelos jornais. A banda-sonora do português Rodrigo Leão foi bem conseguida, e não estou a dizer isto por simpatia patriótica, porque em algumas situações o tom da música não combina bem com o tom da cena, mas em algumas situações está excelente. 
                Não me parece que vá ter muito sucesso nos Óscares, porque embora seja bom não cumpre com aquilo que promete.


Sem comentários:

Enviar um comentário