06/10/2013

Filmes com Data de Validade?



                Será que todos os filmes se mantêm atuais mesmo com o passar dos anos? Estou a falar dos grandes filmes, desde os blockbusters até aos clássicos. Será que temos uma ordem pré-determinada por onde começar a ver filmes?
                Vamos começar em grande. Pesadelo em Elm Street (1984) resistiu ao teste do tempo? Para mim, a obra de Wes Craven não me convenceu. Passo a explicar: o filme esteve longe de ser o primeiro filme de terror que vi e, ao ver o filme de Craven, a única coisa que vi de novo foi a ação ter lugar nos sonhos. Mas sei que, de certa forma, estou a ser injusto para com o filme pois tenho a certeza que na altura do seu lançamento foi estrondoso; o grande problema é a altura em que é visto. Passados quase 30 anos – e já com muitos outros filmes de terror assistidos antes deste, Pesadelo em Elm Street não passou de um filme bom para mim. Foi uma maneira de ver Johnny Depp a morrer no seu primeiro filme. Já quanto a Evil Dead – ANoite dos Mortos Vivos (1981), posso dizer que adorei. Mesmo sendo de tipos de terror diferentes, considero este último um trabalho melhor que o filme de Craven.



                   Outra obra. Taxi Driver (1976), a grande obra de Martin Scorsese, que está em várias listas de os melhores filmes de sempre, a mim passa-me ao lado. E discordem, chamem-me nomes, façam o que quiserem mas, para além da prestação de Robert de Niro, não vejo nada de especial no filme. Não que não goste das obras do realizador mas talvez uma maior contextualização da altura do seu lançamento pudesse resolver esse problema, todavia isso é um problema para toda a gente. 



                Não pensem que estou aqui para destruir clássicos do cinema porque, aliás, gosto de muito deles como O Planeta dos Macacos (1968), O Padrinho (1972) e O Exterminador Implacável (1984). E tenho a certeza que já não deve falar muito para que as próximas gerações olhem para filmes como A Origem (2010) ou Os Vingadores (2012) e que pensem “eles gostavam mesmo disto?”. 


                Quero com toda esta coisa mandar uma “mensagem”. Para quem viu os clássicos no seu lançamento não dar na cabeça de quem o viu 10, 15, 20 anos depois e não gostou deles. Quanto àqueles que desprezam os filmes mais antigos, tenham calminha pois, provavelmente, os filmes de que gostam agora foram buscar as ideias aos antigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário