22/10/2013

Capitão Phillips (Captain Phillips - 2013)



                Podem achar que estou a ser injusto mas para mim “Capitão Phillips” vem com um subtítulo “Tentativa deste ano de Tom Hanks para os Óscares”. Mas, sinceramente, depois de o ter visto nota-se que há uma tentativa para isso, mesmo que o filme o tente disfarçar.
                Aqui temos a história verídica do primeiro navio de carga americano a ser assaltado por piratas somalis em mais de 200 anos. 
               O filme conseguiu surpreender-me, estava à espera de alguma coisa apenas pelo razoável, mas acabou por ser algo muito bom. Porque este, ao contrário de “Raptadas” conseguiu manter durante a tensão durante as mais de duas horas de duração.
                O argumento também está bem conseguindo. Não se centra unicamente nos americanos bonzinhos, apresentando também os motivos e personalidades dos piratas. É verdade que para o fim temos um grande show de poderio militar, mas é algo com que se passa bem.
                Tom Hanks conseguiu aqui mais um grande desempenho, em algumas situações parece um tanto forçado, mas no geral consegue ser uma grande interpretação. E, por incrível que pareça, são os nossos vilões que conseguem o melhor desempenho, a seguir ao protagonista, nomeadamente Barkhad Abdi.
                Paul Greengrass, o realizador de dois dos três filmes da trilogia Bourne, conseguiu aqui mais um bom trabalho de realização. Consegue manter o espetador interessado graças a um grande ritmo que nos faz querer sempre saber o que vai acontecer a seguir.
                Em relação aos óscares tenho algumas dúvidas que consiga ganhar algo, é possível, mas acho difícil.
                Um grande filme que merece ser visto.


Sem comentários:

Enviar um comentário