19/09/2013

The Conjuring – A Evocação (The Conjuring - 2013)



                James Wan já conseguiu deixar a sua marca no cinema de horror, primeiro com “Saw” e depois com “Insidious” (cuja sequela não deve demorar muito a chegar às salas de cinema). Com este “The Conjuring” Wan envereda mais pelo caminho de “Insidious”, baseando-se mais naquela atmosfera intensa, com portas a abrir e a fechar sozinhas e uns sustos inesperados. 
                Ed e Lorraine Warren são dois investigadores do paranormal. Quando uma família fica aterrorizada por várias situações estranhas na sua nova casa, decidiram chamar o casal de investigadores, que vai encontrar aqui um dos seus mais difíceis casos. 
                Antes de mais, este é sem dúvida mais um grande trabalho do realizador. Com a ação a passar-se nos anos 70 tudo parece muito bem enquadrado. Desde as roupas das personagens, até o estilo mais antigo da casa onde tudo se passa. Não que este tipo de casa seja inovador, aliás, é até do tipo mais comum, mas misturado com uma época mais antiga entrega uma maior autenticidade. 
                O argumento está bem construído e mantêm quem o vê sempre interessado. Mas, algumas coisas ficaram por explicar ou que podiam ter sido melhor exploradas. Temos aqui vários dos clichés do género mas que ao serem bem aplicados continuam a ser eficientes. Muito também graças ao trabalho de câmara de Wan. 
                O elenco também é eficiente, principalmente Vera Farminga no papel de Lorraine Warren que consegue aqui interpretar um dos papéis mais interessantes num filme de terror. Não que o restante elenco não faça um bom trabalho, mas é mesmo Farminga que consegue o melhor trabalho. 
                Com uma boa dose de um saudável terror, “The Conjuring” é sem dúvida um filme para não deixar passar ao lado.


Sem comentários:

Enviar um comentário