19/08/2013

Viramundo – Uma Viagem Musical com Gilberto Gil (2013)



                Aqui temos um documentário que retrata os locais por onde Gilberto Gil passa, numa viagem cultural por vários povos indígenas que estão em vias de extinção. Esta viagem vai levá-lo desde a Austrália até África do Sul e Brasil. 
                Este não é propriamente um documentário sobre música , mas sim sobre várias culturas. Não quero dizer que não tenha os seus momentos musicais, principalmente para a parte do fim, mas, sinceramente, não achei que fosse este o maior destaque do filme. 
                Para um documentário sobre Gilberto Gil, não nos é oferecido nada pelo mesmo na primeira pessoa - não fazemos ideia daquilo porque está a passar, nem se quer se está a gostar de toda a experiência, e isso para mim é um erro grave. 
                Também temos aqui vários momentos constrangedores. Num deles, assiste-se a uma conversa, em que os intervenientes não estão totalmente confortáveis e, depois, deixam de falar e a câmara ainda apanha uns bons momentos de silêncio. E estes segundos deixam, quem vê a cena, como os entrevistados, desconfortáveis e com vontade que tudo passe depressa. 
                Para o fim, a coisa melhora um pouco mas a sensação de que podia ser melhor é constante.


Sem comentários:

Enviar um comentário