07/07/2013

WWZ: Guerra Mundial Z (World War Z - 2013)



                Baseado no livro de Max Brooks temos aqui mais um filme em que os zombies tomam conta do mundo, começando o apocalipse. Mas, ao contrário da maioria, aqui estamos presentes mesmo no início do acontecimento, e não uns meses ou anos depois. E temos ainda Brad Pitt para atrair as massas. 
                Gerry Lane é chamado pela ONU para descobrir as origens do terrível vírus que está a dizimar o planeta e a transformar as pessoas em zombies. O que o vai obrigar a passar pela Coreia do Sul e Israel. 
                Primeiro ponto, a sequência inicial é provavelmente a melhor do filme. Ver a invasão a aparecer do nada e começar a apanhar toda a gente está muito bem conseguida. Porém, os zombies em si deixam um pouco a desejar em termos de caraterização, numa altura em que estão em alta, tanto no cinema como na tv, estes parecem muito pobrezinhos. Também, não parece que vão agradar aos puristas que preferem os zombies lentos e desastrados, estes correm rápidos como tudo e dão placagens com mais força do que jogadores de futebol americano. 
                Temos alguma inconsistência no filme, se vão meter a família do protagonista ao barulho no filme, deviam manter essa constante ao longo de todo o filme, e não só estar lá por estar. Mas, ao menos Brad Pitt consegue ser um protagonista competente e consegue fazer um bom trabalho de interpretação.  E também assim tinha de ser, pois quando personagens secundárias entram e saem constantemente, o protagonista tinha de fazer um trabalho para conseguir aguentar com todo o filme. 
                Não sendo nada de especial em termos de efeitos especiais, quem espera ver sangue e tripas a voar vai ficar desapontado, este é um filme de zombies para a família. Com um argumento razoável, o final deixa um pouco a desejar, tentando deixar uma porta aberta para uma futura sequela. 
                Também temos todos os clichés dos filmes de terror, um corredor em silêncio e alguém faz um barulhinho para despertar toda a bicharada e até aqueles flashbacks que vão causar uma epifania ao protagonista e assim descobre tudo o que está mal. 
                Um filme que não sendo mau deixa muito do seu potencial escapar.


Sem comentários:

Enviar um comentário