11/07/2013

Depois da Terra (After Earth - 2013)



                As coisas não andam a correr muito bem para M. Night Shyamalan. Os seus últimos projetos, O Acontecimento e O Último Airbender,  foram arrasados tanto pela crítica especializada como pelo público em geral. Mas agora, com a ajuda de Will Smith a coisa não pareceu melhorar muito, tendo já sido fortemente criticado, o que na minha opinião foi um pouco exagerado. 
                Os humanos foram obrigados a sair do planeta depois o terem quase destruído por completo. Porém, no novo planeta foram invadidos por extraterrestre, pois, a coisa não estava a correr muito bem. Kitai falhou no exame para ser um Ranger, uma força de ilite comandada pelo seu pai, para formarem uma relação mais forte decidem ir numa viagem. Porém, houve um problema na nave e despenham-se na Terra. Com o seu pai severamente ferido, cabe a Kitai achar maneira de serem salvos. 
                Primeira coisa que não gostei, o protagonista. Tudo bem que Will Smith queira dar uma ajudinha na carreira do filho, com isso nada contra, mas Jaden Smith ainda não consegue suportar um filme destes, tendo uma prestação bastante robótica sem revelar muito carisma. 
                O ambiente também dececionou um pouco. Passados mil anos desde a última visita dos homens à Terra estava à espera de ver algo diferente, umas plantinhas novas ou uns bichinhos estranhos, mas está tudo na mesma, apenas cheio de esteroides para estar tudo enorme. E mesmo em termos de efeitos as coisas poderiam estar melhorzinhas, mas verdade seja dita, aqueles momentos em que há uma súbita descida de temperatura até que estão bem-feitos. 
                O filme é basicamente sobre os problemas entre pai e filho. O argumento faz com que tudo corra bem e pelo melhor e leva ao já previsível final. Mas, nem tudo é mau. As cenas de ação até estão bem apresentadas e é sempre um prazer ver Will Smith a interpretar. o filme até se vê bem, não é nada de especial mas também está a ser exageradamente criticado. 
                Ainda não foi desta que Shyamalan vai ser visto com bons olhos.


1 comentário: