13/05/2013

Troia (Troy - 2004)



             “Troia” tem como objetivo ser um épico grego, com batalhas grandiosas, personagens carismáticas e um enredo amoroso convincente. E para atingir essa meta conta com dois grandes trunfos: uma batalha conhecida que deu inspiração a obras clássicas como “A Ilíada” ou “Eneidas” - neste caso o cerco a Troia - e grandes estrelas no seu elenco, tais como Brad Pitt, Eric Bana e Orlando Bloom. Mas será que isso chega para elevar este filme? 
            Após o príncipe Páris, interpretado por Orlando Bloom, fugir de Esparta com Helena, a mulher do seu governante, é desencadeada uma cadeia de eventos que vai levar ao assalto da sua cidade, Troia. É com este pretexto que Agamemnon junta todas as suas tropas, inclusive o grande Aquiles, e caminha para a conquista da última cidade que resiste ao seu poder. E cabe a Hector, irmão mais velho de Páris, a defesa da cidade. 
            Ao longo das mais de três horas do filme vamos ver esta guerra de várias personagens, desde aqueles que só lá estão pela glória, outros pela ganância, e outros que apenas querem proteger o seu lar. 
            O trabalho dos atores é de excelente qualidade, principalmente de Brad Pitt, que interpreta Aquiles, um convencido “supersoldado” conhecido por todos, mas que apenas entra em guerra para que o seu nome seja lembrado daqui a séculos, e não por acreditar naquilo em que luta. Existe uma tentativa de humanizar a personagem, nomeadamente com as suas relações com o primo e posteriormente com a sua refém, contrastando com o seu lado mais violento pelo qual é conhecido em batalha. 
            A prestação dos dois príncipes troianos está igualmente de grande nível, com Eric Bana, no papel de Hector, a apresentar um príncipe que tem de fazer tudo para proteger a sua família e pátria do descuido do irmão mais novo. E Orlando Bloom, no papel de Páris, a ser a ingenuidade em pessoa, pois pensa que tudo o que fez está correto pois foi feito por amor. 
            Houve uma grande atenção em todos os níveis deste filme, desde os cenários, caracterização das personagens e som. Tudo com o objetivo de criar um mundo envolvente e convincente. 
            Um ponto negativo são as batalhas. Embora não sejam más, estão longe de atingir um tom épico, pois é sempre óbvio quem é que ganha cada uma delas, nunca havendo um momento de impasse. 
            E para responder à pergunta colocada inicialmente, não, este filme não é um épico, muito pela falta de força dos confrontos bélicos, embora sem dúvida no departamento da interpretação e estória esteja a grande nível.


Sem comentários:

Enviar um comentário