15/04/2013

Esquecido (Oblivion - 2013)



                  Não temos visto grandes filmes de ficção científica, no ano passado tivemos “Looper- Reflexos Assassinos”, “Cloud Atlas” e “Prometheus”, que acabou por desapontar. Elas ou têm argumentos muito confusos ou estão mais virados para a ação, sendo muitas vezes difícil encontrar um equilíbrio. Com esta nova entrega de Tom Cruise vamos ter este equilíbrio ou vai virar para um dos lados? 
                Estamos no ano 2077 e a Terra foi invadida por uma raça extraterrestre. Vencemos a guerra, mas perdemos todo o planeta como consequência. Cabe agora ao mecânico Jack Harper consertar drones que estão a proteger o único motivo pelo qual a humanidade ainda não saiu do planeta, fazer energia com a água dos oceanos. 
                “Mas será que é verdade? Quais são estes sonhos que estou a ter? Representam alguma coisa?” São estas as questões que assombram Jack Harper, sendo um dos dois humanos ainda presentes na Terra, não tem muita gente com quem falar nem modos como descobrir a verdade. Mas, quando um objeto estranho se despenha tudo vai mudar. 
                É verdade que os cenários do nosso planeta num estado de ruínas estão repletos de efeitos especiais, mas estão com uma grande apresentação, aliás, como todo o filme, que tem uma fotografia a um bom nível. Por outro lado, não pensem que todo o filme são efeitos, temos bastantes cenas em que o que interessa são apenas as interações entre os protagonistas. 
                Temos quase todo o tempo de antena dedicado a Tom Cruise, que consegue interpretar com convicção um homem que não sabe bem qual o seu lugar e que vai descobrindo aos poucos o seu passado. Assim fica pouco tempo para outras personagens, tais como Morgan Freeman e Olga Kurylenko, que pouco fazem no filme além de dar motivos ao protagonista para continuar a sua demanda. 
                Virado mais para a ação, mas só um pouco, e com uma história envolvente ecom uma grande banda-sonora, “Esquecido” consegue ser a melhor ficção científica do ano até agora, e um dos melhores filmes deste ainda cedo 2013.




Sem comentários:

Enviar um comentário