21/03/2013

Bala Certeira (Bullet to the Head - 2013)




                Primeiro, tivemos “O Último Desafio” de Arnold Schwarzenegger e, agora, foi a vez de Sylvester Stallone voltar ao grande ecrã com “Bala Certeira”. Mas, enquanto o primeiro apresenta um tom mais cómico e leve, o segundo quer ser levado mais a sério. Então, quem é que saiu vencedor do confronto “estrelas de filmes de ação dos anos 80 que se calhar já deviam ter pedido a reforma”? 
                Stallone é um assassino contratado que, após ver o seu parceiro morrer, vai juntar-se a um detetive para saber, tanto quem está por trás desta morte, como por que o querem “silenciar” tal como ao seu colega. 
                Atenção que vou entrar a matar: o filme não presta! É um filme de ação como já se viu mil e uma vezes. E mesmo a caraterização “a vingança não tem idade” não faz sentido nenhum! Se o protagonista é um assassino, acho que não vai ter problema em levar a cabo uma vingança. 
                As pequenas piadas sobre a idade de Stallone já eram esperadas mas são raras e não muito felizes. É que este, ao contrário do filme do ex-governador da Califórnia, por pouco que é exclusivamente focado no seu protagonista. levando todos os outros atores do elenco para segundo plano, desde o vilão até ao seu novo parceiro. 
                Mas nem tudo é mau. As cenas de ação, praticamente durante a produção inteira, conseguem ser minimamente bem executadas. Temos um murro aqui, um tiro acolá e uma explosão ao fundo. Nada de novo mas que, ao menos, está bem-feito. 
                Jason Momoa e Sung Kang (como o vilão, pelo menos o que interessa, e o seu novo parceiro respetivamente) são personagens sem muita personalidade e que servem apenas para dar seguimento  ao filme. Todo o foco está em Stallone, que se fica apenas por uma interpretação competente. 
                Claramente, neste confronto, “O Último Desafio” é quem leva o prémio para casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário