02/02/2013

Lincoln (2013)



                Steven Spielberg gosta de pegar numa tarefa bastante difícil, passar para o grande ecrã um dos mais conhecidos e amados presidentes da história dos Estados Unidos pode correr muito mal. Mas Spielberg tem aqui um grande trunfo, Daniel Day-Lewis, que se não fosse pela sua prestação do épico presidente muito se tinha perdido. 
                Grande parte do filme passa-se durante Janeiro de 1865, com a guerra civil a chegar á sua conclusão, o presidente Abraham Lincoln decide propor uma lei para por fim à escravatura. 
                Como já disse, todo o filme está nas costas de Day-Lewis, e que se ele falha-se tudo ia a baixo. Mas correu tudo bem, com este brilhante ator a fazer um trabalho excecional em interpretar esta tão célebre personagem. 
                Que fique esclarecido que não é só o ator a fazer o trabalho todo, está rodeado de um elenco de luxo que conta com grandes participações. Principalmente, Sally Field, como a mulher do presidente, David Strathairn e Tommy Lee Jones, que volta assim às suas grandes interpretações. Contudo, para contrabalançar temos atores que estão completamente escusados, como por exemplo, Joseph Gordon-Levitt. 
                Não se nota o muito dramatismo que existe na maior parte das obras de Spilberg, o que não é de todo mau, mas torna a primeira metade do filme monótona em relação ao resto. Os tons mais cinzentos também levam a um maior cansaço visual. 
                Os discursos são o ponto alto de toda a obra, com a existência de grandes momentos, mas falta algo, não me parece que exista aquela espetacularidade que façam elevar o filme para um nível a cima. 
                Certamente, com 12 nomeações para a noite dos Óscares, “Lincoln” deve ter uma boa noite, sendo o meu principal candidato para o Óscar de melhor ator, mas espero que o de melhor filme lhe fuja das mãos.

Nota: 3,5/5

2 comentários:

  1. Bom comentário, também acho que Spielberg foi mesmo muito corajoso em fazer este filme.
    Parabéns pelo óptimo blog

    ResponderEliminar
  2. Boa sobrinho és o maior, o mais lindo, o único, o fantástico, o maravilhoso, ok já chega... És o meu sobrinho mais grande! Brigida

    ResponderEliminar