29/01/2013

Os Miseráveis (Les Misérables - 2013)



                Já foram feitas mil e uma adaptações deste sucesso da Broadway -  e, provavelmente, vão haver mais umas mil. Este é supostamente um filme que desperta as mais diversas emoções e sentimentos. Mas nem todos estão de acordo com tal: dizem que é um filme muito sobrevalorizado e que todo o aparato à sua volta é muito exagerado. Por isso, de que lado da barricada fiquei após o ver? Gostei de o ver, não fiquei perdidamente apaixonado, mas mesmo assim considero-o um bom filme. 
                Durante o século XIX, em França, o criminoso Jean Valjean tenta mudar de vida mas, para tal, teve de fugir da sua condicional, o que fez com que o ferranho pela justiça Javert o persiga constantemente ao longo das décadas. 
                O grande atrativo do filme, para além de estar recheado de estrelas, é que todos os momentos musicais foram feitos durante a gravação, não havendo qualquer edição de som num estúdio. Será que foi uma boa escolha? Acho que sim, os momentos musicais estão bem elaborados e, assim, transmite-se uma maior credibilidade de sentimentos desta maneira. 
                E os atores? Estiveram à altura desta tarefa? No seu geral sim, Hugh Jackman e Anne Hathaway fazem um trabalho incrivelmente bom, algo que eu, sinceramente, não estava à espera. Mas outros, como Russell Crowe, Sacha Baron Cohen e Amanda Seyfried, deixaram um pouco a desejar, mostrando que não têm a força de garganta necessária para este papel. 
                A história também é boa, embora tenha alguns falas e se alongue muito (é que aguentar quase três horas seguidas de cantoria cansa um pouco). Os cenários e toda a caraterização estavam a um nível muito bom. 
                Um musical a ver. 

Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário