29/11/2012

Cloud Atlas (2012)



               Ui! Adaptar um livro que conta seis histórias em simultâneo para o grande ecrã. Alguém anda com ideias muito megalómanas, ainda por cima com Tom Hanks, Halle Berry, Jim Broadbent, Hugo Weaving e muitos outros a interpretar um papel diferente em cada uma destas histórias. Mas será que os irmãos Wachowski e Tom Tykwer conseguiram concretizar algo que valha a pena ver?
               Sem dúvida que sim! É um filme brilhante. Uma das grandes atrações do filme é ver as ligações, mesmo que subtis, entre todas as seis histórias. E conseguir contar seis histórias diferentes, de modo satisfatório, não é nada fácil mas foi o que aconteceu. Ninguém vai sentir que não sabe tudo o que se passou em qualquer uma das histórias - claro que não são perfeitas, mas estão muito bem.
               O que foi bastante agradável de descobrir foi que atores de renome, tal como Tom Hanks, não são os protagonistas em todas as histórias: tanto podem ser o herói, o vilão, uma personagem secundária, ou até podem aparecer e nem damos conta, revelando um trabalho de caraterização muito bom. Todos os atores conseguem apresentar um excelente trabalho de interpretação.
               Tanto os irmãos Wachoeshi, que ficaram encarregados das cenas passadas no futuro, como Tom Tykwer, que tratou das cenas de época e contemporânea, fizeram um bom trabalho em retratar estes tempos, sendo igualmente de louvar o trabalho de fotografia de todo o filme, que apresenta uma imagem muito nítida e viva.
               Mas de que se trata, de facto, “Cloud Atlas”? É simples. Sugere que todos nós estamos, de alguma maneira, ligados, que tanto no passado como no futuro tudo pode voltar a acontecer mas de maneira diferente e que as nossas ações, tanto boas como más, pode ter consequências mesmo após a nossa morte. Fala igualmente sobre o valor da vida humana e sobre se, de facto, seremos livres ou não.
               Um filme que certamente vai deixar a pensar.

Nota: 4,5/5
                   

2 comentários:

  1. Quem fez a explicação precisa estudar um pouco , de Platão, neo platonismo, Cabala, fisica quântica.
    Que o filme sugere essa ligação todos o que o viram entendem, mas o porquê, como e com que bases da ciência, filosofia e tradição é que é mais complicado

    ResponderEliminar
  2. Hmm despertou interesse em mim :). Pode até ter mais mensagens para quem vê mas todo o filme é interpretado de maneira diferente por cada pessoa. Vou descobrir a mensagem que este me transmitirá ;)

    ResponderEliminar