25/11/2012

A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardians - 2012)


               “A Origem dos Guardiões” apresenta-se, claramente, como um filme de animação para as crianças, não fossem os protagonistas seres que habitam no imaginário das crianças, como o Pai Natal e o Coelhinho da Páscoa. Quem vê o trailer fica com a ideia que é uma animação bem-disposta com uma qualidade de imagem excelente mas será que consegue concretizar o que aparenta ser?
               O Pai Natal, o Coelhinho da Páscoa, Sandman e a Fada dos Dentes são os responsáveis por trazer alegria e esperança – bem como proteger - a todas as crianças do planeta. Contudo, quando Pitch aparece e transforma todos os sonhos das crianças em pesadelos (invocando, assim, o medo) os Guardiões têm de pedir ajuda ao rebelde Jack Gelado.
               Do ponto de vista técnico, vamos ver se esta é uma animação que consegue agradar aos olhos. Durante a maior parte do tempo temos uma apresentação impecável, com todas as cores a sobressaírem e apresentarem uma grande nitidez. Mas, em algumas situações pontuais, quando a ação está a decorrer a uma maior velocidade, chega a ser um pouco confuso para os olhos, culpa por ajuda do efeito 3D do filme que, exceto nestas ocasiões, também apresenta uma boa qualidade, não sendo muito intrusivo.
               O enredo é simples e bem-humorado: o habitual neste tipo de filmes. Todo o seu desenvolvimento é bastante previsível, não conseguindo esconder, no entanto, algumas falhas, com algumas situações a não serem totalmente bem explicadas. Mas, ao ver a reação geral durante a exibição, não era nisso que os mais pequenos estavam a pensar.
               O filme perde alguma da sua identidade na dobragem, apresentando várias inconsistências: o Pai Natal ora é russo ora tem outra pronúncia completamente diferente. E a tradução de alguns nomes para a língua de Camões não foi feita da melhor forma.
               Uma boa animação para os mais pequenos e que consegue entreter os que os acompanham.

Nota: 3/5

1 comentário: