24/10/2012

Unthinkable: O Dia do Juízo Final (Unthinkable - 2012)


               Aqui temos mais um filme que teve a sua estreia no passado ano de 2010 que conta, neste caso, com Samuel L. Jackson. Tal não quer dizer que seja um bom filme mas o ator consegue trazer sempre a sua característica interpretação, o que num thriller é sempre bem-vindo.
               Quando um terrorista ameaça os EUA com três bombas nucleares, é altura para chamar H, um interrogador que usa técnicas de tortura como forma de arranjar resultados. No meio desta insanidade temos Helen, uma agente do FBI que fica chocada com as técnicas de interrogamento de H.
               A grande questão que temos neste thriller é simples: os fins justificam os meios? Todos nós gostamos de dizer que somos contra a tortura e, que quem a pratica, é bárbaro mas será que, face à possível morte de milhões de pessoas, é justificável torturar alguém? H, aqui interpretado por Samuel L. Jackson, acredita que sim, que tudo é justificável desde que sirva para o bem maior. A Agente Helen, por outro lado, é contra toda esta brutalidade e é com ela com que o espetador se identifica. No início, somos como ela, acreditamos que nada justifica a tortura mas, ao longo do filme, essa opinião poderá vir a mudar.
               É um thriller psicológico razoável que conta com algumas interpretações que merecem destaque. A meu ver, o enredo não é um ponto forte.Tem algumas limitações que o impede de chegar mais longe; é verdade que, o que interessa, é o que se passa na sala de interrogatórios mas temos alguns momentos em que ver apenas isso torna-se aborrecido.
               Um thriller que merece ser visto, mas não por corações fracos.

Nota:3,5/5 

Sem comentários:

Enviar um comentário