08/10/2012

Possuída (The Possession - 2012)



               É um facto que filmes de terror de qualidade não são exibidos há muito tempo na sala de cinema. Tenho uma pequena “teoria” do porquê disso pode acontecer: nada supera a atmosfera de uma sala de cinema para ver os filmes de terror. E, com a situação económica que vivemos, as produtoras não acham rentável fazer um filme quase exclusivamente para o grande ecrã. Mas agora sobre “Possuída”: será que é um filme de terror em que vale a pena gastar o dinheiro do bilhete?
               Sem dúvida que sim. Mas certamente não é pelo atrativo do enredo. É fácil de saber pelo título tudo o que se vai passar. Pai divorciado compra uma estranha caixa com a filha, Em, numa venda de garagem e, pronto, miúda possuída por um demónio. O que interessa mais não é o enredo em si, mas sim a maneira como ele é desenvolvido e se consegue proporcionar algo de novo - o que não é fácil.
               Contudo, este filme consegue-o, pois consegue apresentar alguns sustos bastante bons e, afinal, isso é tudo o que queremos num bom filme de terror. É interessante ver a relação que se estabelece entre a pequena Em e a caixa e o modo como o seu comportamento vai-se alterando.
               A prestação dos protagonistas, Em e o seu pai, está excelente, principalmente a da pequena rapariga. Os atores secundários conseguem desempenhar bem o seu papel embora a dada altura se tornem irrelevantes.
               A estrutura é a clássica dos filmes de terror, muito parado na primeira metade do filme e mais movimentado na segunda metade. No entanto, há uma tentativa de alterar isso logo nos minutos iniciais do filme.
               Os efeitos também estão a um nível bastante aceitável.
               Um filme de terror que não se deve perder pela qualidade dos sustos proporcionados.

Nota:4/5             

Sem comentários:

Enviar um comentário