20/09/2012

Resident Evil (2002)


               Pois… Um filme baseado num videojogo… Isto não vai correr bem… Pelo menos até agora é o que tem acontecido e, mesmo quando a situação é inversa (transformar filmes em jogos) não tem sido projetos bem sucedidos... E “Resident Evil” é uma das sagas mais famosas de sempre, por isso converter esses jogos de terror não é uma tarefa fácil.
               Felizmente, tudo correu pelo melhor. Não querendo com isto dizer que segue o mesmo enredo que os jogos. É uma aventura original que tem como base o jogo. Aspetos em comum: a localização, Racoon City, os mauzões, Umbrella e os zombies.
               Quando um vírus escapa, da estação subterrânea da farmacêutica Umbrela, a inteligência artificial decide fechar a instalação para que este não se espalhasse. Para ver o que aconteceu a Umbrella, envia uma equipa fortemente armada às instalações porém, antes de entrarem, encontram Alice. Nem ela própria sabe explicar o que faz ou o porque de estar ali por sofrer de amnésia.  
               É verdade que, quem conhecer bem os jogos, vai saber muito do que se vai passar, mas talvez por isso mesmo é que é uma boa adaptação pois, quem gosta do filme, consegue identificar-se. É um filme de terror com grandes doses de ação e que vale muito pelo seu visual.
               Uma das estrelas do elenco é Milla Jovovich, a interpretar o papel de Alice. Consegue ser uma heroína de ação extremamente convincente e com uma performance sólida (e tal veio a verificar-se nas sucessivas sequelas). As outras estrelas do filme são os zombies, que conseguem apresentar um comportamento e caracterização bastante “zombiesco”. Além disso, também existe alguma variedade nestas criaturas para não nos cansarmos de estar sempre a ver os mesmos.
               Mas, tratando-se de um filme de terror, será que consegue mesmo criar essa sensação, ou apenas o aparenta ser por ter zombies? É um meio-termo, consegue criar alguns bons momentos, mas são demasiados escassos. Os puristas do terror podem ficar desapontados, mas, para aqueles que preferem a ação com o terror como fundo, é certamente um filme para ver.
               Um filme com um grande visual que deve ser apreciado especialmente pelos fãs da saga dos jogos.

Nota:4/5  

Sem comentários:

Enviar um comentário