26/09/2012

Resident Evil: Retaliação (Resident Evil: Retribution - 2012)


               Há muito que esta saga se desviou do rumo que devia ter seguido. Em vez de aprofundar a parte de terror - na qual se baseiam os primeiros jogos - decidiu enveredar pela ação. Algo que funcionou bem no segundo e terceiro filme mas, agora, já na quinta entrega, começa a dar impressão que não sabem fazer mais nada.
               O filme começa exatamente onde o anterior acabou, com Alice a ser apanhada pela temida organização Umbrella. Cedo descobre que está presa numas instalações, no sul da Rússia, que servem para testar armas biológicas.
               O enredo desta saga nunca foi o seu ponto forte, aliás, costuma ser mesmo muito fraquinho. E parece que as fracas ideias que tinham estão acabar ao ponto de tornar, sem qualquer explicação, os maus nos bons e a ressuscitar antigas personagens. O que, sem dúvida alguma, era totalmente escusado; é uma fraca tentativa de atrair aqueles que viram os filmes anteriores.
               Mas a ação é a palavra de ordem e era algo que Paul W.S. Anderson conseguia fazer bem nos outros filmes mas e quanto a este? Foi uma grande desilusão, as cenas estão muito fragmentadas e parecem muito forçadas; parece um jogo em que, no fim de cada etapa, tens um “boss” final. E, para aqueles que dizem que foi para agradar aos fãs dos jogos, estão a enganar-se a si próprio, são apenas sequências de tiros sem muita substância.
               Das personagens nada se pode dizer porque, exceto Alice, quase nenhuma personagem diz mais do que meia dúzia de falas, mostrando que apenas servem de carne para canhão.
               É uma pena que esta saga tenha chegado ao que chegou e acho que, felizmente, só vamos ter mais um filme. Espero sinceramente que a conclusão seja, no mínimo, decente.

Nota:1,5/5
  

Sem comentários:

Enviar um comentário