05/09/2012

Desafio Total (Total Recall - 2012)

               É uma tarefa difícil - e um pouco redundante - fazer um "remake" de um filme de ação dos anos 90. Pode dizer-se que é para atrair mais público ou que é uma melhor adaptação dos livros em que se baseia, mas é quase impossível alguém substituir a corpulência e impacto de Arnold Schwarzenegger. 
               Douglas Quaid é um funcionário de construção civil que, para fugir à monotonia da sua vida, decide ir a Rekall, uma empresa que implanta lembranças inesquecíveis no cliente. No entanto, o procedimento não corre bem e Douglas vê-se perseguido por toda a gente, por ter sido identificado como um membro da Resistência.
               No que diz respeito a esta análise crítica, irei começar pelas diferenças. A ação passa-se toda na Terra. E temos apenas duas localizações, a Colónia e a Federação Unida da Bretanha. É interessante ver as grandes diferenças entre estes dois locais, enquanto um é mais coloquial e rústico o outro tem uma aparência bem mais estéril.
               Como não podia deixar de ser, o filme faz várias referências ao seu antecessor dos anos 90, o que vai alegrar para quem o tenha visto. A diferença de 22 anos nota-se clara e principalmente num ponto, os efeitos especiais, que neste possuem variadas apresentações e um aspeto muito polido.
                Schwarzenegger foi substituído por Colin Farrell, o que se revelou numa boa mudança, pois o físico mais esguio do ator faz com que seja possível a criação de mais perseguições na vertical, o que é muito mais emocionante. O restante elenco dá igualmente um bom contributo ao filme.
               Porém, a grande falha para mim deste filme é a sua falta de capacidade de reter a atenção de quem o vê; por vários momentos pensei se faltaria muito tempo para o filme acabar. Isto também porque vi o antigo, para um estreante esta sensação pode não acontecer.
               É um bom filme de ação que entretém.

Nota: 3,5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário