08/04/2012

Ets in da Bairro (Attack the Block - 2012)


               “Ets in da Bairro“ é um filme de baixo orçamento e, como a maioria deste tipo de filmes, a força do mesmo reside mais no elenco do que nos efeitos especiais. E muitas vezes estes são os melhores pois, por não haver tanta preocupação com os efeitos, existe uma maior preocupação com a estória.
               E isso é algo que acontece neste filme. Aqui não temos um herói. O “herói” do filme é um gang londrino, essencialmente constituído por jovens adolescentes. Logo no início, este pequeno gang assalta uma enfermeira, retirando assim qualquer empatia para com o grupo. Após este delito, o grupo presencia a queda de um objeto vindo das estrelas e vai explorar o local da queda. Mal vêm o extraterrestre, eles decidem matá-lo, afastando assim ainda mais a ideia do herói bonzinho. Porém, ao verem que mais aliens estão a cair no seu bairro, estes jovens vão-se refugiar no seu prédio e tentar proteger-se dos invasores. E vai ser nesta aventura que se vai criando laços com os elementos do grupo.
               Temos presente uma mistura de vários géneros: ficção-cientifica, terror e comédia. Embora não seja um filme de grande orçamento, as criaturas estão muito bem retratadas, conseguindo criar verdadeiros momentos de terror, como por exemplo, quando num corredor escuro apenas conseguimos ver os seus dentes luminescentes.
               Embora seja caracterizada como uma comédia, e embora tenha, de facto, alguns elementos cómicos, este é um filme de terror e tenso. É nesse departamento que brilha, com alguns grandes momentos nos corredores escuros do prédio.
               Os protagonistas desempenham bem o seu papel, de crianças assustadas e aborrecidas, que com a ajuda de uma contrariada enfermeira - a assaltada no início do filme - têm de conseguir eliminar esta ameaça. Um ponto positivo é o cerrado sotaque britânico que confere originalidade ao filme.
               Um ponto negativo é que, embora as sequências de terror estejam bem, em algumas situações chegam a ser bastante confusas, sem ser possível acompanhar o curso dos acontecimentos.
               Este é um bom filme que, embora tenha que melhorar nuns pontos, merece ser visto.
               Um pequeno a parte, este filme já saiu há bastante tempo em outros territórios. E esse é um fator que fomenta a pirataria, pois quando finalmente o filme sai no nosso país, já toda a gente com acesso à internet o viu, causando assim graves danos nas bilheteiras.

Nota:3,5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário