31/03/2012

Os Jogos da Fome (The Hunger Games - 2012)


               “Os Jogos da Fome” é, à semelhança de “Harry Potter” e “Crepúsculo”, a adaptação de uma obra literária de sucesso. Mas muito diferente tanto da perda da inocência do jovem feiticeiro como do romance dos vampiros brilhantes. É um filme que consegue combinar ação e estória.
               Isto passa-se num futuro pós-apocalíptico, em que os Estados Unidos estão divididos em 12 distritos, e cada um tem de escolher dois jovens, entre os 12 e os 18 anos, um rapaz e uma rapariga, para participarem num reality show. Mas não pensem que isto se trata de um Big Brother… Estes 24 jovens vão ser levados para uma selva onde têm de lutar pela vida, e de onde apenas um pode sair vivo.
               Aqui temos como heroína Katniss Everdeen, aqui interpretada por Jennifer Lawrence, que, após ver a sua irmã a ser selecionada para os jogos, decide voluntariar-se para a substituir como Tributo do Distrito 12. Temos uma prestação muito boa da atriz, que consegue alternar bem entre a ingenuidade, normal para uma jovem, e a garra necessária para conseguir sobreviver e ganhar este programa de TV.
               Vindo de um dos distritos mais pobres é bom ver as distinções em relação ao Capitólio pois, de um lado, temos uma zona pobre que se baseia na exploração mineira, e no outro, um sítio onde todos vivem com todas as regalias e conforto. Também é interessante ver toda a extravagância em termos de roupa e cabelo, com um vestuário de cores muito vivas.
   Um pequeno ponto negativo é a sua duração. Quase duas horas e meia podem ser demais para o mais comum dos visualizadores. Porém, tal é capaz de ser necessário para haver uma maior fidelidade em relação ao livro.
               Aqui temos a primeira adaptação de uma trilogia de livros, que nos deixou com água na boca para as próximas sequências. Que se tudo correr bem terão a mesma qualidade que este.
               Um bom filme que vale a pena ir ver.

Nota:4/5   

Sem comentários:

Enviar um comentário