07/02/2012

Os Descendentes (The Descendants - 2012)


               “Os Descendentes” é um dos grandes nomeados dos Óscares deste ano. Mas será que de facto merece essa posição?
               Posso dizer com convicção que sim. O filme é um drama, um género que não aprecio muito, porém gostei bastante deste. A história é simples, a mulher de um milionário havaiano, Matt King (George Clooney), sofre um acidente, o que a deixa num coma, logo cabe a este pai ausente lidar com as suas duas filhas já um pouco crescidas. Porém não é tudo, também está nas suas mãos o destino de um dos últimos pedaços de terra virgem do Havai, que pertence à sua família há gerações.
               E é isto que este filme nos apresenta, uma personagem que é sobrecarregada com difíceis decisões. E Clooney consegue interpretar esse papel brilhantemente, longe do glamour habitual dos seus filmes, vemos de facto um homem de meia-idade com muito para lidar e com muitos sentimentos para compreender. O resto do elenco de apoio também é excelente, com principal destaque para as suas duas filhas.
               Porém, aqueles que podem ir com esperança de ver alguma comédia - pois isso é algo que está igualmente referido no género do filme - podem ficar seriamente desiludidos. Temos alguma comédia física e uma ou outra frase mais “brincalhona”, mas para além disso não tem mais nada. Contudo isto é uma boa decisão, não é exagerado para um filme dramático, (também quem está à espera de rir às gargalhadas neste tipo de filmes?), mas serve para não tornar o filme demasiado pesado e quase deprimente para qualquer alma alegre.
               O filme vivamente aconselhado a ver. E que sem dúvida merece o seu lugar entre os nomeados deste ano.

Nota.4,5/5

1 comentário: