19/02/2012

A Invenção de Hugo (Hugo - 2012)

               “A Invenção de Hugo” é o mais recente filme de Martin Scorsese,  e conta com o maior número de nomeações para os Óscares deste ano, entre eles o de melhor filme, mas será que é justo que assim seja?
               Hugo é um órfão que mora numa estação de comboios em Paris, na década de 30, sendo o seu trabalho acertar todos os relógios da estação, e que tem que roubar, e consequentemente fugir dos inspetores, para sobreviver. Porém, o pequeno rapaz tem um sonho, restaurar um pequeno robô, deixado pelo pai, com esperança que este tenha deixado lá uma mensagem. Na sua busca por peças depara-se com Isabelle que, por coincidência, tem uma das peças essenciais para Hugo atingir o seu objetivo. Assim se forma uma amizade e uma aventura.
               Este filme, tendo em conta o enredo, na minha opinião é mais um tributo à magia do cinema com um pouco de drama à mistura. Temos presente o primeiro filme feito, vários dos que os seguiram no início do século e os primeiros a cores. Acho que a história em si não é nada de especial. A busca pela mensagem perdida e a descoberta de um grande génio cinematográfico não me cativaram por aí além. Têm todo o direito de ter a vossa opinião mas esta é a minha. Não querendo com isto dizer que os atores fazem um mau trabalho, muito pelo contrário, o seu trabalho é muito bom, a narrativa é que deixa mais a desejar.  
               Acho que o maior trunfo do filme é a sua imagem e fotografia. Os cenários são muito brilhantes e parecem quase vivos. Esta é sem dúvida uma das nomeações merecidas nesse aspeto.
               E para responder a minha pergunta inicial, não. Não acho que mereça o Óscar de melhor filme. Para outras nomeações sem dúvida, mas não para esta. É um bom filme familiar mas que não corresponde a todo o aparato que o envolve.

Nota:3.5/5


Sem comentários:

Enviar um comentário