27/02/2012

A Dama de Ferro (The Iron Lady - 2012)

               O grande trunfo deste “A Dama de Ferro” é a atriz que nele entra, Maryl Streep, tendo mesmo sido nomeada para um Óscar.
               Streep está praticamente todos os segundos na tela, por isso a pressão sobre ela é enorme. Mas, como de costume, esta atriz consegue um desempenho brilhante. 
              A narrativa baseia-se na vida da primeira primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Streep desempenha o papel da ex primeira-ministra em quase toda a sua vida adulta, desde os seus 40 anos de idade até agora, já com 86. Mas desengane-se quem pense que isto é um filme político, muito pelo contrário. Considero-o um filme bem mais pessoal, a vida de uma mulher num mundo de homens. Se quiséssemos saber a sua vida política bastava consultar a famosa wikipédia.
               Assim, o filme baseia-se na pessoa em si, desde que Thatcher começa a sua vida política, o seu pedido de casamento, o nascimento dos seus filhos, a sua entrada para o governo, a sua subida até ao cargo mais importante, até à sua saída da vida política e entrada na demência.        
               Streep consegue desempenhar todas estas etapas, com uma humanidade enorme e uma confiança tremenda, o que também é necessário para poder desempenhar este papel. O talvez maior defeito deste filme seja mesmo a sua história, que, por ser tão densa e já sabida para a maior parte do público, que acaba por ser deixada para segundo plano face ao desempenho da atriz.
               A decisão de nomear este filme para o Óscar de melhor atriz foi correta, fazendo com que seja indispensável vê-lo só pela incrível prestação de Streep.

Nota:3,5/5 

1 comentário:

  1. Honestamente...a atuação foi boa, mas o filme (pelo que os meus pais disseram) foi uma autêntica treta. Não estava imparcial, fazia a coitada da mulher parecer má pessoa e o marido envelheceu mais depressa que ela. Just saying...

    ResponderEliminar