16/02/2012

A Árvore da Vida (The Tree of Life - 2011)

               Um ponto inicial fundamental a ser esclarecido: “A Árvore da Vida” não é um filme para todos. É preciso ter estômago e vontade para o ver.
               Dava para escrever um livro só sobre o que este filme nos quer transmitir. Mas, resumindo, a ideia básica é esta - qual é o sentido da vida?
               Para ilustrar esta questão o realizador recorre à história de uma família da década de 50 que mora no Texas. Quase ao longo de todo o filme estamos a vê-lo na perspetiva de Jack, um dos filhos do casal, quase exclusivamente na adolescência e na parte final na sua maturidade. Ele vive uma família profundamente religiosa e com o típico pai extremamente autoritário. Mas, após a morte do seu irmão, começa a questionar toda a sua vida... “Porque é que Deus levou o meu irmão? Se o meu irmão que não fez nada de mal e morreu porque é que me hei de portar bem?” E tudo isto leva-nos numa viagem desde o Big Bag até agora, passando pelos dinossauros.
               Não se deixe enganar pela ideia que isto é um filme religioso, muito pelo contrário, é bem mais abrangente. É verdade que tem um grande fundo religioso, mas isto é basicamente um filme filosófico.
               Objetivamente é um filme muito bom, com imagens naturais excelentes, capaz de provocar grandes questões a quem o está a ver. Porém não gostei assim tanto dele, talvez por ser excessivamente parado.
               Temos aqui mais um candidato ao Óscar de melhor filme, e tenho um sentimento contraditório se de facto devia lá estar (sinceramente espero que não ganhe).

Nota:3.5/5         

1 comentário:

  1. Grandes cenários, excelentes atores mas sem interesse nenhum. Para mim este filme merece um 2 e já com muito esforço...

    ResponderEliminar