21/01/2012

Piratas Informáticos (Pirates of Silicon Valley - 1999)

               Este é um filme bastante interessante, pois levamos ao início de toda uma revolução. A criação dos dois gigantes dos computadores, a Microsoft e a Apple.
               Temos a presença de dois génios. Steve Jobs e Bill Gates, sendo o primeiro um completo egocêntrico e o segundo um enorme “nerd”. O filme passa-se nos anos 70, uma altura em que a informática  começava a vigorar e tanto Jobs como Gates querem entrar neste campo, cada um com as suas ideias. Enquanto Jobs cria a Apple, com computadores e programas que agradam a todos, Gates cria a Microsoft.  Porém, depara-se com um pequeno problema: não possui o seu próprio sistema operativo. Então decide criar uma aliança com Jobs, para assim conseguir roubar o seu sistema, pois como o próprio diz “Bons artistas copiam. Grandes artistas roubam”.
               O que achei extremamente interessante neste filme é que não se trata de uma simples apresentação de factos. Temos coisas que provavelmente ninguém sabia destas duas personagens e do modo como criaram as suas empresas. Temos presente o lado humano, desde a filha de Jobs ao modo como este funcionava no escritório, obrigando os empregados a trabalharem até altas horas da noite e a ficar irritado com o mais pequeno descuido.
               Um bom filme para aqueles que querem conhecer melhor duas das grandes personalidades que marcaram a criação do computador. No entanto, aqueles que os tem em cima de um pedestal podem não gostar muito.
 
Nota:4/5     

Sem comentários:

Enviar um comentário