04/01/2012

Enterrado (Buried - 2011)


               Primeiro um conselho importante: se tem problemas de claustrofobia ou tem medo de ser enterrado vivo, então “Enterrado” é um filme a evitar vivamente.
               Este é um filme que usa um método inovador, o actor (Ryan Reynolds) passa todos os minutos do filme dentro do caixão, sem nunca vermos o exterior. E a única luz que temos ou provem do telemóvel ou do isqueiro do protagonista.
               A história é simples e cumpre o seu propósito. A personagem de Reynolds é condutor de um camião de mantimentos, durante a invasão ao Iraque, e acorda num caixão após ser atacado. Penso que a prestação do actor é de grande qualidade, pois consegue simular todas as emoções que alguém teria nesta situação, de maneira extremamente convincente. Desde o pânico à tentativa de negociação com os seus raptores, à esperança do salvamento e à raiva de ver a sua família ameaçada.
               Talvez fosse de esperar que, num espaço tão reduzido, não houvesse condições logísticas que permitissem uma boa visualização - porém isto não acontece. Graças à utilização de ângulos inteligentes, foram utilizados cerca de sete caixões e num deles estava presente uma câmara de 360º. O áudio também tem um papel de destaque, com o som da areia a aumentar gradualmente à medida que vai entrando no frágil caixão.
               Um filme interessante que vale a pena ver.

Nota:3.5/5
       

1 comentário:

  1. "Enterrado": 2*

    Há anos que queria ver "Enterrado" e vi-o recentemente, mas foi uma grande desilusão.
    A história de "Buried" é bastante aborrecida, tal como o seu desenrolar.

    Cumprimentos, Frederico Daniel...

    ResponderEliminar